" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Princípios Básicos para uma Vida com Qualidade
Meu corpo,um santuário   


"Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do espírito Santo que está em vós,o qual tendes da parte de Deus,e que não sois de vós mesmos?Porque fostes comprados por preço.Agora,pois,glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:19 e 20).
    Existem muitos templos magníficos e imponentes no mundo.alguns impressionam pelos detalhes da arquitetura,outos pelos dispendiosos afrescos em ouro e pedras preciosas e outros,ainda,pela incrível capacidade de evocar em seus adeptos o espGrito de devoção e sacralidade.Todos eles foram erigidos com o propósiot de tentar promover o encontro entre o adorador e a divindade.
    Se você visitar a Índia,conhecerá dezenas deles,como por exemplo,o tempo do Sol de Konarak,erigido no século 13,um dos mais famosos do país.Sua construção,toda em granito preto,demorou doze anos para ser formada e cerca de 12 mil artesãos trabalharam no local para criar esta obra prima do período medieval.
    Outro exemplo fascinante é o mosteiro budista "Ninho do Tigre",construído em 1692 no Butão.Ele impressiona pelo fato de estar no alto de uma montanha,à beora de um precipício de 3.000 metros de altura.A arquitetura e a tranquilidade do local impressionam os visitantes.
    A Bíblia diz que o nosso corpo é um templo no qual o próprio Deus deseja habitar.Isso nos sugere que o corpo deve ser um lugar limpo,puro e sagrado (ou seja,separado para fins santos),afinal,ele será o ponto de encontro permanente entre o Espírito Santo e nós.Que privilégio é servir de moradia para o próprio Deus!Durante toda a história,percebemos que Deus sempre quis habitar no meio do Seu povo:
    -No Jardim do Éden,o Senhor visitava Adão e Eva diarimente e mantinha um relacionamento face a face com eles (Gênesis 3:8).
    - Quando o povo de Israel estava no deserto,Deus disse a Moisés: " E me farão um santuário,para que eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25:8).A presença de Deus era vista não apenas através dos simbolismos apresentados pelo santuário,mas pela glória presente no compartimento santíssimo do tabernáculo,a Shekinah,que ficava em cima da tampa da Arca da Aliança.
    -A promessa de  habitar no meio do povo foi concretizada com a encarnação de Cristo,o "Deus conosco" (Mateus 1:23).A Bíblia diz: "E o Verbo [Cristo] se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14).Em Cristo,Deus revestiu-se da humanidade e pudemos ver a Sua glória.
    - Após a ascensão de Jesus,o Espírito Santo foi enviado para cumprir a promessa de que Deus habitaria em nosso coração (João 14:17).É mediante a Sua presença em nossa vida que recebemos poder para cumprir a missão de pregar o evangelho a todo o mundo.
Quanto vale um corpo?
    Hoje em dia,existem opiniões polarizadas a respeito do valor do corpo.algumas pessoas supervalorizam o físico e chegam a idolatrá-lo,transformando as academias de ginástica e salões de beleza e seus templos de adoração à estática.Outras pessoas,por sua vez,herdaram a filosofia grego-romana,que sustenta a ideia de que o corpo é o "cárcere da alma",ou seja,é algo degradante,mutável e perecível."O  que vale mesmo é a alma", dizem.Para eles,a matéria irá se desgastar e finalmente morrer,portanto,não há necessidade de cuidarmos do corpo.
    Infelizmente,esse desprezo pelo corpo e pela vida humana tomou conta de nossa sociedade.Só para ter uma ideia,nos ultimos anos,a internet se transformou numa enorme prateleira de venda ilegal de orgãos e fluidos corporais.Há de tudo:oferta de óvulos de doadoras de olhos escuros e claros,rins perfeitos,medula óssea,esperma de doadores com QI elevado,cabelos bonitos e brilhantes,dentre outros.No site de classificados Craiglist alguém publicou: "Precisa-se de doadora de óvulo para casal judeu apaixonado.Oferecem-se 14 mil euros e pagamento de todas as despesas".
    Você seria capaz de vender partes do seu corpo?Um rim,medula,litros de sangue ou até parte do fígado?Algumas pessoas,na tentativa de pagar suas dívidas,estão recorrendo a esta opção escusa.Um rim sadio pode ser vendido na internet por até 260 dólares!Mas essa prática é totamente ilcita e passível de punição.A desvalorização do corpo pode ser vista,ainda,na maioria dos círculos religiosos.Devido à interpretação equivocada de diversos textos bíblicos,líderes eclesiásticos ensinam em suas igrejas que o cuidado com o corpo é irrelevante,pois,segundo eles,o que irá se salvar será apenas o "espírito",e não o corpo.Então,numa vida desenfreada,comem e bebem de tudo,assumindo um estilo laissez-faire de conduta.Porém,essa não é a visão bíblica.
    Na perspectiva hebraica,o corpo não é mau,pois faz parte da imagem de Deus.O apóstolo Paulo escreveu: "Se alguém destruir o santuário de Deus,Deus o destruirá;porque o santuário de Deus,que sois vós,é sagrado" (1 Coríntios 3:17).Nosso corpo é um templo sagrado e num templo não se joga lixo.Deus deseja morar em um ambiente limpo,saudável e bem cuidado.
    No Novo Testamento,há duas palavras gregas usadas para descrever o templo:hieron e naos.Enquanto hieron é aplicado a todo o conjunto do templo,naos indica a parte interna do templo,mais precisamente o Santíssimo,o espaço específico da habitação de Deus.Tanto em 1 Coríntios 3:17 quanto em 6:19 e 20,Paulo aplica a palavra naos aos crentes.Assim como Deus habita no lugar Santíssimo do Santuário no Céu,o Espírito Santo habita no seu corpo,que é sagrado para Deus.
    Precisamos entender que existem leis que regem o funcionamento do nosso organismo e estas leis devem ser obedecidas.O mandamento "Não matarás" (Êxodo 20:13) também refere-se ao cuidado com o corpo,advertindo-nos contra a destruição do nosso próprio organismo.Se cuidarmos devidamente desse maravilhoso templo,Deus terá prazer em habitar nele.Você está disposto a fazer isso?Precisamos reavaliar a forma como temos cuidado do nosso corpo.
você precisa de mudança?
    Com certeza,você já deve ter visto uma casa em ruínas:paredes quebradas,vidros estilhaçados,móveis destruídos,telhas soltas pelo chão...O cenário é de total desolação.Não há como habitar numa casa assim.Contudo,apenas uma reconstrução trará novamente a possibilidade de moradia nessa casa.Da mesma forma,o nosso corpo necessita passar por uma profunda transformação.Nosso gostos,hábitos,pensamentos e sentimentos precisam ser restaurados e submetidos ao controle do Espírito Santo.A partir daí Ele poder habitar em nossa mente.
    A Bíblia apresenta um apelo urgente a todos nós.Ele foi feito pelo apóstolo Paulo há cerca de dois mil anos e consegue ainda ser relevante em nossos dias: "Rogo-vos,pois,irmãos,pelas misericórdias de Deus,que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo,santo e agradável a Deus,que é o vosso culto racional" (Romanos 12:1).
    Paulo afirma que devemos oferecer a Deus o nosso corpo como um sacrifício vivo.O que seria isso?A palavra "corpo" no texto significa a pessoa inteira,não apenas uma parte.A linguagem do apóstolo é tirada do sistema de sacrifícios do antigo Israel,onde um animal era morto sobre o altar no lugar do pecador.Mas Paulo fala nesse texto que o sacrifício que Deus deseja não é um animal morto,mas um corpo vivo.O que isso significa?
    Esse oxímoro "sacrifício vivo" é com preendido quando olhamos o exemplo de Cristo,Aquele que ofereceu Sua vida em sacrifício pela humanidade.Jesus viveu para os outros,não para satisfazer a si mesmo.Sua vida foi um sacrifício vivo em favor dos pecadores.Diante disso,se quisermos agradar a Deus através do nosso corpo,precisamos primeiramente morrer para o "eu" a fim de que Crisot viva em nós.Morrer para o "eu" significa abandonar nossos prazeres,nossos gostos,nossos pensamentos e sentimentos pecaminosos,e,em seguida,permitirmos que o Espírito Santo tome as rédeas da nossa vida.Só então poderemos dizer: "Já não sou eu quem vive,mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20).Você está disposto a mudar?Deseja reparar o templo do Espírito Santo?Lembre-se que sacrifícios vivos teimam constantemente em sair do altar.Mas,com a ajuda de Deus,podemos realizar a reforma que Ele tanto deseja.
Restaurando o seu corpo,o santuário de Deus
    O apóstolo Paulo diz ainda: "E não vos conformeis com esse século,mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).Nem todas as pessoas gostam de mudanças.Ainda mais quando se trata de formas de pensamento e comportamento.Mudar não é simples,mas é possível.O cristão verdadeiro é aquele que não se conforma com os padrões do mundo,mas promove uma constante mudança de atitude frente aos paradigmas impostos pela sociedade,Ele está sempre insatisfeito diante do status quo,visando obedecer à vontade de Deus em todas as circunstâncias.
    Você se lembra de Daniel e seus três amigos na corte babilônica?Eles não se conformaram com a alimentação determinada pelos caldeus,mas decidiram firmemente não se contaminar " com as finas iguarias do rei" (Daniel 1:8).Lembra-se de José no Egito?Ele poderia ter seguido seus próprios prazeres e se deitado com a mulher de Potifar,mas não se conformou com as tendências do meio e decidiu ser fiel a Deus (Gênesis 39:8,9).Esses exemplos bíblicos ilustram que é possível não se moldar aos padrões que é possível não se moldar aos padrões culturais que desonram a Deus.
    A verdade é que a religião de Cristo é a religião da mudança e da transformação,que ocorrem no âmago do ser humano,ou seja,na mente.O verbo "transformar",no original grego,é metamorfoo,que deu origem a palavra metamorfose.Pense na transformação de uma lagarta em borboleta - isso é metamorfose.Como cristãos,devemos permitir que Deus nos transforme passo a passo,até refletirmos a imagem de Cristo.Mas como podemos mudar?Abaixo estão algumas dicas:
    1- Conscientize-se que é possível mudar - Algumas pessoas,após fracassos repetidos,desistem de mudar de hábitos e tendências.Mas não desanime.Deus o convida a prosseguir independente dos fracassos que podem sobrevir.O problema maior não é cair,mas permanecer no chão.
    2- Reconheça padrões errados de pensamento/comportamento e decida abandoná-lo - Só quando percebemos nossos erros e buscamos o auxílio de Deus,caminhamos no sentido da renovação de vida.Que atitudes você precisa mudar?Abandonar um vício?Melhorar a alimentação?Deixar sentimentos negativos?Melhorar a forma como lida com as pessoas?Peça a Deus forças para perceber,pois mais desagradável que seja,aquilo que está ruim.Esse é o ponto de partida para a mudança.
    3- Saiba que a mudança é lenta - A não ser em raros casos,a mudança não ocorre da noite para o dia,num  passe de mágica.Vencer maus hábitos e tendências cultivadas durante anos demanda tempo.É preciso ter paciência e perseverança.
   4- Substitua os velhos padrões de pensamento e comportamento por novos padrões - Aquilo que ocupa nossos pensamentos influenciará as nossas atitudes e vice-versa.Portanto,é através do estudo da Bíblia,meditação,oração e submissão diária a Deus que você será transformado.Busque a presença e a influência do Espírito Santo sobre a sua mente,e você terá novos padrões de comportamento e os antigos serão abandonados.Isso se chama conversão que deve ser buscada diariamente.
Você e o Criador
    Como está o seu corpo,o templo do Espírito Santo?Em ruínas?Em construção?Deus deseja morar em você.Ele quer ajudá-lo a reconstruir os muros da sua vida.Não importa como você está nesse momento,existe esperança para o seu corpo e sua mente.A Bíblia diz: "E assim,se alguém está em Cristo,é nova criatura:as coisas antigas já passaram;eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5:17).Você deseja mudar seus maus hábitos?Deseja abandonar a forma como tem vivido?Deus lhe dará forças para restaurar aquilo que está destruído.Não tenha medo de recomeçar.Peça hoje o auxílio de Deus e você encontrará a verdadeira saude e felicidade.
Revistas
Fique Leve